quinta-feira, 29 de maio de 2014
Autor: Martin Page
Editora: Rocco
Número de páginas: 158
Classificação: 4/5
Sinopse: A ignorância é um dom para Antoine, personagem principal da sátira de Martin Page, "Como me Tornei Estúpido". Para o jovem estudante de aramaico, filho de pai birmanês e mãe bretã, a inteligência e a consciência crítica se transformam em empecilhos para alcançar a felicidade na sociedade atual. Por isso, o anti-herói criado pelo autor francês decide investir na idiotice como forma de sobrevivência: do alcoolismo ao antidepressivo, ele tenta todos os meios possíveis para se tornar uma nulidade. O livro é um caso extremo e bem-humorado de rebeldia contra uma sociedade que exige a estupidez como passaporte e oferece a massificação como recompensa. Decidido a parar de sofrer por causa de uma consciência que o impede de aceitar as injustiças do mundo, Antoine tenta sem sucesso virar alcoólatra, suicidar-se e até fazer uma cirurgia para retirar uma parte do cérebro. As tentativas frustradas do jovem protagonista são descritas com fina ironia e imagens nonsenses que beiram o surrealismo. Mas a redenção de Antoine vem com o emprego numa corretora de ações de um ex-colega de escola, que junto com o Felizac, antidepressivo receitado pelo seu médico boa-praça, são o antídoto perfeito contra a inteligência e a consciência crítica do rapaz. O protagonista passa então a freqüentar o mundo dos bem-sucedidos executivos financeiros de Paris, fica milionário de uma hora para outra, e tenta de todas as maneiras se adaptar à sua nova condição - entre outras coisas isso significa comprar, comprar, comprar, enquanto a sua consciência dorme. Mas as peripécias de Antoine não duram muito. Entre um intervalo e outro de Felizac, o herói de Page fica vulnerável ao seu próprio veneno, ou seja, seu cérebro ainda dá sinais de estar vivo e sua dificuldade de sentir-se um membro efetivo da sociedade vem à tona. Até que o "resgate" de fato acontece, de uma forma nada convencional, para concluir, depois de uma série de experiências que beiram o surreal, a história engendrada pela imaginação fértil do autor.


     Olá caros leitores, bom dia a todos. Para hoje eu preparei uma resenha do livro Como Me Tornei Estúpido, do Martin Page.
     O livro é bem pequeno, possui 158 páginas e tem dimensões pequenas, mas mesmo ele sendo pequeno seu conteúdo é esplêndido! 
     Antoine é um homem de 25 anos muito inteligente e  tem uma visão bem crítica da sociedade atual. Muito embora ele seja inteligentíssimo ele considera a inteligência como algo ruim, um empecilho para se alcançar a felicidade na sociedade. Ele é uma pessoa um tanto singular.
Ele constatara muitas vezes que inteligência é palavra que designa baboseiras bem construídas e lindamente pronunciadas, e que é tão traiçoeira que frequentemente é mais vantajoso ser uma besta que um intelectual consagrado.
      Antoine não é uma pessoa com muitos amigos e ele definitivamente não se considera uma pessoa feliz, então ele busca meios de se integrar na sociedade e a solução para isso é se tornar estúpido. Mas Antoine não quer entrar de vez nesse mundo onde reina a estupidez, ele tenta então se tornar um alcoólatra!
     Dei muitas gargalhadas pela tentativa falha de Antoine  de ser um alcoólatra, ele começa a ler livros sobre as bebidas alcoólicas e até arruma um professor para lhe ensinar como ser um alcoólatra.
A embriaguez parecia-lhe o meio de suprir toda e qualquer veleidade reflexiva de sua inteligência.
      Não contente com seu fracasso em se tornar alcoólatra Antoine decide que quer se suicidar e para não fracassar desta vez ele frequenta um curso sobre como se suicidar, mas após ver as experiências de vida daquelas pessoas ele simplesmente decide querer viver!
Antoine não queria viver, é verdade, mas tampouco queria morrer.
     Eis que Antoine decide se tornar estúpido.    
     Este é o primeiro livro que leio do Martin Page e confesso que gostei muito de seu modo de escrever, de sua visão crítica e de seu humor requintado. De modo leve, criativo e com humor Martin faz uma crítica extremamente construtiva sobre o capitalismo na sociedade atual!
     Eu adorei esse livro, simplesmente adorei! Recomendo sem sobra de dúvidas!
   
   
   

7 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas já fiquei interessada pela capa e pelo título. Fui ler a resenha e confirmei: parece ser um livro que vou adorar. Adoro histórias críticas com um tom de sarcasmo. Essa é minha vida, esse é meu clube. rs!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, caso venha a ler o livro desejo uma boa leitura!

      Excluir
  2. Já tinha visto alguns comentários sobre o livro. Mas foi a primeira resenha que eu li!
    Adorei. Eu sabia que seria um livro pra dar uma gargalhada gostosa.
    Seguindo o blog. Sucesso pra ti!
    Um beijo.
    http://livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha ha obrigado! Com certeza você vai se divertir com esse livro!!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?

    Fiquei bem curiosa porque a mudança do Antoine hahahaha Ótima resenha!

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim!!
      Que bom que gostou da resenha!! Obrigado.

      Excluir
  4. Primeiramente obrigada pela sua visita. Vim retribuir e já estou seguindo você tambem.
    E amei este livro, obrigada por compartilhar. Já adicionei a minha meta de leitura.

    ResponderExcluir

Pesquisar

Translate

Este sou eu

Este sou eu
Guilherme Dias, 14 anos. Amo livros, chocolate, coca cola, filmes e séries!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Entre em contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *