quinta-feira, 3 de outubro de 2013

     E ai pessoal! Tudo bem? Para hoje temos um duelo de personagens! No duelo de hoje temos dois ícones da literatura, Sherlock Holmes e Hercule Poirot! Caso você não conheca algum, é bom saber que ambos são notáveis detetives!
     E a disputa começou!
     Ambos os detetives são dotados de uma genialidade sobrenatural! Sempre que leio livros de Conan Doyle ou Agatha fico tentando imaginas qual será a solução de tal mistério, mas nunca acerto! A solução é sempre magnífica! Cada um com sua esperteza e sigamos em frente!
     Pelas descrições dos livros acho que Poirot é mais elegante e mais bem vestido do que Sherlock. Já nas adaptações para as telas, prefiro Sherlock com seu estilo mais bagunçado e tudo o mais, mas tal descrição não é totalmente fiel ao livro mas afinal quase nunca é .  Mas sou muito mais fã dos livros e Poirot é sim muito mais elegante e estiloso que Sherlock!
     O que realmente me fascina nos livros de suspense e mistério é a apresentação da solução do mistério, o xeque-mate! Sherlock apresenta uma ótima solução, sempre a conta de maneira clara, mas Poirot é magnífico! Mesmo quando vai apresentar a solução ele dá um clima de mistério a coisa toda, nos fascina com tamanha sagacidade, meus caros e caras Poirot é um detetive esplêndido!
     E quem ganha este duelo é Hercule Poirot, com o placar de 3 para Poirot contra 1 para Holmes.
     Até mais meus queridos, agradeço sua visita! 
     
 

14 comentários:

  1. Eu gosto dos dois, mas como meu primeiro livro que li foi do esplêndido Poirot, sem sombra de dúvidas, eu fico com ele, ele é simplesmente magnifico com a sua massa cefálica, rsrsrs.

    Por mais incrível que Holmes seja, ele não chega aos pés de Poirot. :)

    ResponderExcluir
  2. Essa é difícil, mas acho que prefiro o Poirot. Afinal, foi com a Agatha Christie que me apaixonei pelo romance policial.

    Seguindo o blog ;)

    http://coupleliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os dois e já li vários livros com esses espetaculares detetives, mas eu fico com o Watson pode? Adoro este homem! kkkk
    Eles são fantásticos, mas o Sherlock é me ídolo! kkkkkkk
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/sosdeamiga
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  4. Como assimm? Além de Holmes ser um homem completamente enigmático, ele tem costumes tão singulares e teorias tão malucas q nao tem como nao gostar dele! Além disso, apesar de ser um pouco desleixado com a aparência, Holmes é especialista em muitas coisas, inclusive em disfarces! <3

    http://falaurupes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oiee, vim visitar e seguindo.
    Holmes, é demais sempre, suas características e humor, é simplesmente demais!
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia do Duelo. Mas não sei quem escolheria. Acho que preciso ler mais livros deles. rsrs
    Mas apesar de Holmes ser mais conhecido, o Poirot é muito top.

    Beijos,
    Bell


    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma das mais difíceis perguntas envolvendo a literatura, mas tenho uma admiração incomum pelo Poirot, por isso essa é a minha escolha. Não dá para tirar o mérito do Sherlock, que é mais do que ícone, mas Poirot é Poirot; é Agatha. Impossível fazer outra escolha.
    Apesar disso, nada impede o Sherlock de me surpreender em cada nova história. O cara também é genial!
    Mesmo sendo difícil fazer uma escolha, a ideia desse duelo é ótima.

    Abraços!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  8. poirot e um detetive bem astuto ja holmes as historias dele e enchoada texto demorado e iplicante porque e rico poirot nao e rica e bem melhor logico que os bordoes de holmes e melhor mas eu acgo que um grande detetive de suas celulas cinzentas e sepre um cuidado com seus casos e elegante nos livros e no cinema o primeiro livro de poirot foi assasinato no expresso do oriente ,ja holmes o livro foi o jovem holmes o parasita vermelho , lastima poirot tem seus defeitos mais sepre foi um detetive bom meticulosso e nao chato com leituras desagradate acho poirot mais engracado e holmes chato , o que salva holmes e watson , mais tambem a cathice chamado miss marple e um erro poirot vence de todos com elegancia e suas celulas cinzentas arrazam poirot e melhor do que holmes sem duvidas

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei lendo primeiro Sherlock, e muito tempo depois fui conhecer Poirot, mas sou mais fã da maneira que Poirot soluciona os casos, acho de certa forma mais elegante, e é onde (acho eu) está o diferencial de cada um, não por melhor ou pior, mas por preferência de métodos eu fico com Poirot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara..fiz essa pesquisa, (por curiosidade) pra ver a opinião do publico..e achei esse post de 2013, ai pensei..nao vou comentar...apenas ler comentarios..ai me deparo com seu comentario recente...rsrs..tenho que concordar...os 2 personagens sao incriveis...se pudesse, queria ver os 2 resolvendo um mesmo caso..seria um sonho...curto mais Hercule Poirot.

      Excluir
    2. Até agora eu só li "A casa do Penhasco" com o Hercule Poirot. Não sou muito de ler livros, mas juro que esta obra fez meu coração disparar para ler outras obras da Agatha. Quando às histórias do Sherlock, não acompanhei nenhuma até então. Acredito que por ser muito popular fez-me perder o interesse. Pretendo dar uma chance ao Sherlock, até porque fiquei curioso em ver a genialidade do mesmo. Até então, acredito que seja um pouco improvável do mesmo ser tão bom quanto o Poirot, mas para comprovar eu preciso ler algum livro do Holmes.

      Excluir
  10. Voto no que veio antes e serviu de inspiração para o outro =).

    ResponderExcluir
  11. Hércule Poirot é único, incomprável com suas “pequeninas células cinzentas”, elegante, detalhista, metódico ao extremo e dono de uma perspicácia inigualável!! Não tem comparação!!! Além disso Poirot desvendou dezenas de casos a mais do que Sherlock! Por fim, é obra dela, a dama do crime, a eterna Ágata Christie!!!

    ResponderExcluir
  12. Temos que lembrar que o pai de todos eles é August Dupin de Edgar Allan Poe, que injustamente nāo é tão reconhecido. Mas Sherlock Holmes chegou a tal ponto de fama e populariedade que virou sinônimo de detetive e nos EUA terra de August Dupin e seu criador Edgar A.Poe, foram os primeiros a adotar seu filho britânico Sherlock Holmes e aí não parou mais Sherlock Holmes conquistou o mundo, mesmo para aqueles que nem sequer tinham lido uma obra se quer do Grande Detetive. Sherlock Holmes é mais adaptável a qualquer gênero da arte humana; seja música,poesia,filosofia,pintura,quadrinhos,palavras cruzadas,desenhos animados, televisão,seriados,filmes,mangás, ciências,erudição;criminologia real,etc; Psicologigamente, Sherlock mexeu com as mentes humanas, sejam de natureza adolescente, jovem ou adultas, superando muitas vezes pessoas reais como Shakespeare, Voltare, Mozart, Beethoven, Da Vinci,Michelangelo,Sócrates,Platão, Lord Byron, para não citar outros. Então é elementar meus caros,Holmes com todos os seus vícios humanos,defeitos e fraquezas se tornou o maior dos detetives, trazendo atrás dele uma legião de outro, como Hercule Poirot,Philo Vance,Inspetor Maigret,Nero Wolfe,Lord Peter Wimsey,Padre Brown,Charlie Chan,Ellery Queen, Perry Mason,Edmund Trent,Gideon Fell,Inpetor French,Roderick Alleyn,Albert Campion,Adam Dalgliesh, Rex Wexford, sem esquecer os grandes detetives durões americanos como Sam Spade, Philip Marlowe, Lew Archer, Travis McGee e talvez possamos colocar porque nāo os grandes ladrões-detetives ,por ordem cronológicas,Arthur C.Raffles, Arsène Lupin, Simon Templar(O Santo) entre outros, a maioria inspirado por Sherlock Holmes segundo seus próprios criadores, inclusive a própria Grande Agatha Christie. Então por esses motivos não existe a mínima comparação entre os dois grandes detetives, é até desleal com o Grande Hercule Poirot. Acredito que Poirot tem que ser comparado com os na linha dele de detetives geniais, Nero wolfe, Lord Peter Wimsey,Philo Vance, Padre Brown, Ellery Queen,Charlie Chan e em linhagem mais gerais também com os americanos Sam Spade, Philip Marlowe, Lew Archer. A questão de comparação está invertida, tem que se comparar Sherlock Holmes contra Agatha Christie e Hercule Poirot contra Arthur Conan Doyle. Arthur Conan Doyle é "Sir" e Agatha Christie é " Dame". Já seus dois personagens fictícios até o final de suas carreiras somente Sherlock Holmes foi "Sir". Mais uma observação, talvez alguns desconhecem alguns desses personagens que citei mas todos fora do Brasil são mundialmente famosos e olha que nāo citei outros, porque famosos mesmo foram seus criadores; só pra citar dois Edgar H.Wallace e Patricia Highsmith.É só a minha opinião, me desculpem!

    ResponderExcluir

Pesquisar

Translate

Este sou eu

Este sou eu
Guilherme Dias, 14 anos. Amo livros, chocolate, coca cola, filmes e séries!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Entre em contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *